As casas de Umbanda e Quimbanda fazem reuniões específicas para tal, chamadas de "Giras de Exus" ou "Virada, esquerda, quimbanda, banda de lá..." que podem ocorrer nos Terreiros, encruzilhadas, praças, praias, ruas etc. Nestas reuniões, os médiuns incorporam Entidades que podemos chamar de "Exu Alma", estas entidades consultam pessoas, dançam, cantam e trazem conselhos e mensagens para aqueles que os procuram. Nas casas mais tradicionais de Umbanda, a gira de Exu acontece poucas vezes durante o ano, pois a Umbanda, chama a linha energética de Exu de Linha da Esquerda, muito mais voltada a vida e prazeres terrenos. As Entidades além de beber e fumar utilizam de formas mais vulgar de fala para dar seus conselhos, deixando o consulente mais a vontade e divertindo a todos ao redor. As Pombogiras são as mais prestigiadas em uma Gira, pois trazem todo o encanto e charme em seus trejeitos na hora de cantar e dançar.
Pombogira 7 Catacumbas aconselhando um frequentante através do Médium Fernando de Oxum |
A Gira de Exu é sempre muito aguardada nas casas de Umbanda pois é uma grande festa com os pontos cantados, danças e bebida, as Entidades quando chegam ao Terreiro trazem consigo toda a alegria de se estar vivo.
Algumas ramificações da Umbanda que bebem da fonte da Quimbanda que é um culto voltado exclusivamente aos Exus "catiços", utilizam de Assentamento (local de culto e força da entidade) para fazer as oferendas e manter a conexão com estes espíritos.
Assentamentos de Pombogira em ramificação da Umbanda |
Nestes Assentamentos, estão os elementos específico de cada Entidade, portanto é necessário que a entidade diga quais seus elementos e objetos de força para que assim haja uma conexão maior com o seu médium de incorporação.
Comentários
Postar um comentário